***

Fala-se em talento. Diz-se que ela tem o dom. Mas o que é isso tudo? Esse assunto nem é importante, mas dou-lhe importância. Vejo tanta gente se esforçar, e não ganhar nada em troca. Nem uma palavra. Nem um elogio. Parece que somente as pessoas "escolhidas" com o dom de saber fazer algo sem ter parado para aprender merecem ser elogiadas. As pessoas que se esforçam para aprender algo não possuem o direito de serem elogiadas. Nem ocasionalmente. Nem amanhã. Nem nunca. "Elas só se esforçaram". No mundo ao qual faço questão de não pertencer, se esforçar para fazer algo bem, não é exatamente ser um genio. Para mim, é o contrário.

Acho que as pessoas que pararam para aprender, passaram horas dos seus dias livres treinando, são mais merecedoras de elogios do que aquelas que simplesmente nascem sabendo fazer algo. Não entendo muito bem como funciona isso. Apesar de tudo, elas - as talentosas -, mesmo merecendo seus devidos elogios pelo trabalho bem feito, não se esforçaram para conseguir aquilo. Simplesmente fizeram. E aquelas pessoas que não nasceram com o dom? Elas são inferiores, referindo-se ao que fazem? Se elas se esforçam, e fazem bem porque se esforçaram, merecem muito mais respeito do que as que fizeram calmamente, sem muito esforço. A força de trabalho que as pessoas utilizam em algo é muito mais valoroso do que o poder de talento que alguém pode ter. Aliás, quem faz seu talento é você.
Ouvi gente dizendo - pessoas que são muito boas no que fazem -, que não tomariam curso, ou não perguntaria nada a ninguém "superior" naquele assunto, porque, senão, as pessoas de fora achariam que ela só é boa naquilo porque tomou curso, ou porque foi aluna de um especialista no assunto. Isso é fútil. E nojento. Quer dizer, então, que seu trabalho só pode ser bonito e precioso se você tiver feito tudo sozinho? Isso é puro egoísmo. Idiotice. Ser humano é mesmo muito tolo.
Se eu pudesse escolher que todos reconhecessem algo, eu escolheria que eles soubessem que o maior - e unico - talento que alguém deve ter, é o de força de vontade. O do esforço. Isso, sim, é valioso. É digno de todos meus elogios.
Parabéns para os esforçados. Essas são minhas ultimas palavras - as ultimas que pretendo deixar gravadas nesse texto.

--------------------------------------------------------------------------------------


Oi!
Não sei exatamente de onde tirei a ideia desse texto, e, geralmente, não presto muita atenção nisso. Sei que não gosto quando as pessoas se sentem desvalorizadas, em consideração à outros, porque eles fazem algo com mais facilidade. Acho que, mesmo quando o trabalho sai um tanto inferior, a pessoa esforçada merece todo meu apreço e elogios. Quando percebo que alguém se esforçou para fazer algo, sorrio para ela enquanto elogio seu trabalho.
As vezes, essas pessoas são as que mais precisam de apoio. Não. Na verdade, elas são as que mais merecem isso.

Obs.: para variar, não tive um bom titulo para pôr nesse texto.     .-.'
Bj'

4 comentários:

  1. Pela primeira vez na vida, eu não vou fazer um comentário imenso.
    - um minuto de silêncio -
    Mas é, eu concordo. u-u
    Beijo ;*

    ResponderExcluir
  2. Eles dão elogios por isso, por eles nem ter se esforçado e feito com tanta facilidade.
    Mas talvez eles se esqueçam dos que se esforçaram, ta bem eles se esquecem completamente, isso é uma pena. Posso dizer que não me esqueço e os ajudo a persistirem apesar de eu não ser tão boa em persistir :\

    ResponderExcluir
  3. Ohn! Não tinha visto ainda como tinha ficado o layout que tinha feito pra ti, mas ficou muito bem encaixado aqui no teu blog.

    E amei o texto. Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Tem um desafio para você no meu blog :)

    ResponderExcluir