***


"Eu vejo o futuro repetir o passado
Eu vejo um museu de grandes novidades"
- Cazuza
Em algum momento, durante uma passeada pela cidade cinzenta, eu descobri que os seres humanos são hipócritas até mesmo ao falarem de hipocrisia.
        Para mim, isso é uma contradição inusitada e estranha.
        Para nos sentirmos bem, falamos mal do outro. Como se isso não bastasse, transformamos coisas que deveriam ser adjetivos, em seres, em pessoas. Quantas vezes não me deparei com a ideia de que não somos o que fazemos? Eu diria que milhares. E isso tem um motivo. Não é à toa. Você acha mesmo que posso ser resumida em palavras como: irresponsável, boa menina ou estranha? Acho que elas são pequenas, muito diminutas, para abranger todo o conteudo de alguém. Você não acha o mesmo?
        Enfim, seres humanos pensam ser mesmo necessário classificar as pessoas, torná-las menos complexas - como se isso fosse mudar a realidade, torná-la menos densa. As pessoas são o que são, não palavras. Não adjetivos. Muito menos juizos de estranhos - suas palavras, sua opinião, não valem de nada. São tão nulos quanto sua falsa sinceridade. "Oh, só estou sendo sincero". Desculpe-me, acho que você não conseguiria distinguir a sinceridade, nem que ela passasse à um palmo de seus olhos cegos - cegos pela humanidade. Como ser sincero, se não sabemos o que é sinceridade? Sabe o que há com nossa sociedade? Falta de valores. É isso o que todos dizem, ouço eles encherem o peito para vomitarem as palavras soberbas: há falta de valores. Há falta de educação, falta do pensar e do sonhar. Falta de verbos. É isso que dizem. É isso que nos ensinaram a dizer.
        Somos seres tão racionais, que repetimos ideologias pré-programadas, sem pesá-las como sendo reais ou não(!). Quando foi que as palavras passaram a serem tão banais à ponto de se tornarem sons vazios de animais irracionais, barulhos sem valor no meio do mundo? De quem é a culpa? Da falta de valores? Da falta de caráter? Da liberdade limitada por preconceitos, ou do preconceito liberal? A culpa é dos políticos, ou dos nossos pais? Dos nossos irmãos? Do pastor da igreja? Da televisão?
        A culpa é sua.
        É minha.
        Infelizmente, é de todos - e de ninguém.
        Qual o nosso crime? Querer ser aceito pela sociedade inumana. Será que isso é errado? Somos pecadores porque queremos viver?
        A vida é bonita.
        Ela está aqui.
        As vezes, acho que posso vê-la; outras, acho-a muito furtiva. Ela se vai. Ela vem. Ela é indecisa. Ela não gosta, gosta, odeia, ama - à todos nós. Ela nos sauda, quando nascemos... mas, irremediávelmente, ela nos deixa. E para onde vamos? Há quem diga que somos castigados. Essa é uma visão muito bela do mundo, cheia de uma filosofia invejável. saber para onde estamos indo, é bom. É muito bom. A espera pelo desconhecido é o pior, mesmo quando o que nos espera não é ruim. Só a espera já nos mata; e pensar, ter a certeza, de que vamos ser castigados após a morte, é uma filosofia romantica, lindamente sonhadora. Só que ninguém parece perceber... A vida já é nosso castigo. Não há porque ter mais que isso. Deus não pode ser tão injusto. Porque sofremos tanto no mundo, se vamos sofrer mais depois de já mortos? Isso não faz sentido, por mais que eu pense! Se vamos morrer, iremos para um lugar melhor.
        Um lugar melhor que isso aqui. Melhor que todos. Um lugar sem julgamentos.


Um comentário:

  1. Então foi assim que ficou...
    Todos decidiram seguir seus caminhos e acreditar no que melhor se adapta as suas dores e ambições.
    E eu, bem, eu decidi não acreditar em nada e apenas esperar para ver.
    Sádico-san, está se divertindo?
    É com essa frase que eu mantenho meu sorriso, em meio a alegria e a miséria.
    Sendo essas duas últimas apenas a fachada do peso que todos carregam em seus ombros.
    Você está vivo.
    A única saída da vida...
    Não há saída, gomen ne ^-^
    Mas, estamos vivos... Vamos aproveitar ao máximo o curto tempo nesse labirinto.

    Weee... Que feio, estou postando textos ao invés de elogiar os seus textos. *-*
    -^^- Continue sempre postando, eu gosto muito
    Saudades... >╭╮<

    ResponderExcluir